sábado, 15 de novembro de 2014

Conhecendo o Tracker

O Tracker é um software gratuito criado por Doug Brown, professor da faculdade Cabrillo College (Califórnia – EUA) que pode ser distribuído e/ou modificado sob os termos da GNU General Public License, versão 3

Construído no Open Source Physics (OPS) foi projetado para ser utilizado especificamente no Ensino da Física. Através dele pode-se fazer a vídeo análise, ou seja, analisar uma sequência de imagens quadro a quadro no intuito de conhecer a posição de um objeto no decorrer do tempo. Os dados obtidos dão origem a tabelas e gráficos onde podem ser analisados posição, velocidade e aceleração, entre outros aspectos. 

Disponível para os sistemas operacionais Windows, Mac OS X e Linux o software aceita vídeos na maioria dos formatos (mov, avi, flv, mp4, wmv, etc.) e pode ser obtido através da página do Physlets

Para que funcione normalmente, será necessário ter instalado.

Além do software, a página onde o programa é disponibilizado oferece várias outras informações referentes ao mesmo, indo desde tutoriais básicos até a disponibilização de vídeos para a análise e modelagem dentro do Tracker. 

De fácil manuseio, a utilização do Tracker em ambiente escolar necessita apenas de um computador e de um instrumento para a captação de imagens tal como uma filmadora, celular, máquina digital. 

Ao abrir o programa, a seguinte janela será mostrada:



Na parte superior podem ser observadas as barras de menus e de atalhos (1). No centro encontra-se o espaço destinado para o carregamento e manipulação do vídeo (2) . Na direita estão as janelas onde os dados obtidos durante a manipulação do vídeo são mostrados em forma de gráficos (3) e tabelas (4). Na parte inferior encontramos a barra de navegação do vídeo (5).


  • BARRA DE MENUS


Para saber a função de cada ícone disponibilizado na barra de menus, basta clicar com o mouse no item pretendido que uma janela de informações será aberta. 

Arquivo: permite abrir, fechar e salvar arquivos, bem como, importar e exportar vídeos e arquivos do Tracker, entre outros.


Editar: através dessa aba é possível, entre outros, desfazer e refazer ações, apagar pontos selecionados e dados, alterar o tamanho da tela, configurar o idioma e preferências.


Vídeo: estando com um vídeo aberto esta aba permite a substituição deste, bem como deixá-lo visível, reproduzir todos os passos e executá-lo suavemente. Além disso, oferece opções de filtros para ajustes nos vídeos abertos.



Trajetórias: em trajetórias são encontradas duas ferramentas importantes para o estudo dos vídeos a serem analisados. A ferramenta “Novo”, onde a trajetória é definida e a ferramenta “Eixos”. Ambas ferramentas também encontram-se no menu de atalhos.


Coordenadas:


Janela:


Ajuda:




  • BARRA DE ATALHOS


Para saber a função de cada ícone disponibilizado na barra de atalhos basta passar o mouse sobre o ícone. Uma janela de informações será aberta.

1. Abrir um vídeo ou ficheiro do Tracker
2. Guardar aba atual no arquivo aberto 
3. Abrir o navegador da Biblioteca Digital da OSP 
4. Exportar Tracker para arquivo zip 
5. Abrir configurações dos frames 
6. Fita métrica com transferidor 
7. Mostrar ou ocultar o eixo de coordenadas 
8. Criar nova trajetória 
9. Mostrar ou ocultar o controle da trajetória 
10. Mostrar ou ocultar a busca automática 
11. Ferramenta de ampliação 
12. Traços 
13. Etiquetas 
14. Exibir/esconder trajetórias 
15. Posições 
16. Velocidades 
17. Acelerações 
18. Estender vetores 
19. Multiplicar pela massa


  • JANELA PRINCIPAL



















Espaço destinado para o carregamento e manipulação do vídeo a ser analisado.


  • JANELA DE GRÁFICOS


  • JANELA DE TABELA













  • BARRA INFERIOR

1. Número de frames
2. Voltar ao início do vídeo
3. Play
4. Controle deslizante do vídeo
5. Voltar frame a frame
6. Quantidade de frame a voltar ou seguir
7. Seguir frame a frame
8. Looping: apresentação contínua do vídeo
9. Nome do arquivo aberto





Nenhum comentário: