domingo, 18 de janeiro de 2015

Roteiro Queda livre

RESUMO TEÓRICO
Na ausência do ar, quando abandonamos uma pedra de uma certa altura, em relação ao solo, podemos verificar que a única força que age sobre a pedra é o peso (força gravitacional). 

Portanto, sem o ar, o movimento da pedra é Uniformemente Variado, sujeito à aceleração da gravidade. 

Na prática, o atrito com o ar pode ser desprezível para objetos compactos e densos, como uma pedra, uma esfera de metal ou uma bola de bilhar. Ele é, no entanto, considerável para uma bolinha de ping-pong, uma pluma de ave, uma folha de papel.

• Características: 
    - aceleração constante 
    - o objeto parte do repouso 
    - velocidade aumenta uniformemente 
      
• Equações: 
    h = g.t2/2
    v = gt 
    v² = 2gh 

MAI, Ivo. Física 1 para o vestibular: Mecânica. 3. ed. Três de Maio: Mauá, 1999. 253 p.


CONTEÚDOS
- Velocidade
- Tipo de movimento
- Tempo de queda
- Aceleração da gravidade

OBJETIVOS
- Estudar o movimento de um corpo em queda livre;
- Observar as características do movimento em queda livre;
- Interpretar gráficos que envolvam posição, velocidade, aceleração e tempo;
- Determinar as equações horárias do movimento;
- Verificar se os resultados obtidos reproduzem o que é anunciado teoricamente;
- Determinar a aceleração da gravidade média

CONHECIMENTOS PRÉVIOS
 - Conceito de movimento
- Posição
- Tempo
- Distância percorrida
- Deslocamento
- Velocidade
- Aceleração

MATERIAIS NECESSÁRIOS
- Câmera de vídeo
- Tripé para fixar a câmera
- Filmagem de uma situação que apresente o movimento de Queda Livre.
     Sugestões:
     • Queda de uma bola de basquete
     • Queda de uma bolita
     Importante: Quanto mais pesado for o objeto, melhor precisão haverá nos resultados.
- Computador
- Software Tracker

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL/CAPTURA DE IMAGENS 
1. Para a captura das imagens deve-se escolher um local iluminado. 
2. Posicionar a câmera em um tripé (a câmera precisa ficar fixa) e o mais paralela possível ao movimento. 
3. Colocar no espaço que será captado pela câmera um objeto com dimensões conhecidas para ter-se um padrão de medida. Esse item não deve ser esquecido. 
4. Realizar a filmagem do movimento. 
5. Verificar se a filmagem ficou satisfatória. Se não, realizá-la novamente. 
6. Transferir a filmagem para o computador. 
7. Verificar a extensão do arquivo. Se não for de extensão compatível com o Tracker (mov, avi, flv, mp4, wmv), fazer a conversão utilizando, por exemplo, o Windows Movie Maker ou um conversor on-line (ver Guia resumido). 
8. Fazer cortes na filmagem, caso sejam necessários. Para isso pode ser utilizado o Windows Movie Maker ou outro software similar. 

OBTENÇÃO DE DADOS PARA ANÁLISE 
1. Abra o software Tracker.
2. Abra o vídeo que será analisado. 
3. Selecione a parte do vídeo que será analisada. 
4. Faça a calibração da escala. 
5. Insira o eixo das coordenadas. 
6. Defina a trajetória. 
7. Defina as grandezas desejadas [(y, t), (vy, y), (a, t), ...] na Janela de Gráficos. 
8. Defina as grandezas desejadas (t, y, vy, a, v) na Janela de Dados. 
9. Salve a atividade desenvolvida 

INTERPRETAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS 

1. JANELA DE GRÁFICOS 

***Gráfico das posições (y, t)
 - Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (y, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”.
 - Na janela que abre, vá em “Analyse” e marque a opção “Curve Fits”. Observe que na parte inferior da janela aparecem alguns ícones que antes não apareciam. Neles marque a opção “Autofit”. Em “Fit name” selecione “parábola”. 
- O gráfico apresenta uma reta ou parábola? 
 - Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da posição versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta. 

***Gráfico da velocidade vertical (vy, t) 
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (v, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”. 
 - O gráfico apresenta uma reta ou parábola? 
 - Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da velocidade versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta. Gráfico da aceleração (a, t) 
 - Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (a, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”. 
 - O gráfico apresenta uma reta ou parábola? 
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da aceleração versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta. 


2. JANELA DE DADOS

***Analisando o tempo 
a) Qual é o valor do instante inicial t1
b) Qual é o valor do instante t2
c) Qual é o valor do instante t3
d) Qual é o valor do instante t4
e) Qual é o valor do instante t5
f) Qual é o valor do instante t6
g) Qual o intervalo de tempo existente entre t1 e t2
h) Qual o intervalo de tempo existente entre t2 e t3
i) Qual o intervalo de tempo existente entre t3 e t4
j) Qual o intervalo de tempo existente entre t4 e t5
k) Qual o intervalo de tempo existente entre t5 e t6
l) Entre os demais instantes esse intervalo varia ou permanece o mesmo? Leve em consideração a porcentagem de erro. 
m) Quanto tempo o objeto levou para chegar ao solo? 

***Analisando a posição 
a) Para o instante inicial t1 qual a posição y1 do objeto? 
b) Para o instante t2 qual a posição y2 do objeto? 
c) Para o instante t3 qual a posição y3 do objeto? 
d) Para o instante t4 qual a posição y4 do objeto? 
e) Para o instante t5 qual a posição y5 do objeto? 
f) Para o instante t6 qual a posição y6 do objeto? 
g) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y2 e a posição y1
h) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y3 e a posição y2
i) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y4 e a posição y3
j) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y5 e a posição y4
k) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y6 e a posição y5
l) Entre as demais posições essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro. 
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do movimento de queda livre? Discuta. 
n) Qual a distância total percorrida pelo objeto? 

***Analisando a velocidade 
Apenas observando os dados mostrados na coluna da velocidade, pode-se considerar que o movimento é uniforme ou variado? 

a) Para o instante t1 qual a velocidade yy1 do objeto? 
b) Para o instante t2 qual a velocidade yy2 do objeto? 
c) Para o instante t3 qual a velocidade yy3 do objeto? 
d) Para o instante t4 qual a velocidade yy4 do objeto? 
e) Para o instante t5 qual a velocidade yy5 do objeto? 
f) Para o instante t6 qual a velocidade yy6 do objeto? 
g) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade yy2 e a velocidade yy1
h) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade yy3 e a velocidade yy2
i) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade yy4 e a velocidade yy3
j) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade yy5 e a velocidade yy4
k) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade yy6 e a velocidade yy5
l) Entre as demais velocidades essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro. 
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do movimento de queda livre? Discuta. 
n) Com que velocidade o objeto tocou o solo? Ou qual a velocidade que ele tinha no instante imediatamente anterior ao chegar ao solo? 

***Analisando a aceleração 
a) Para o instante inicial t1 qual a aceleração a1 do objeto? 
b) Para o instante t2 qual a aceleração a2 do objeto? 
c) Para o instante t3 qual a aceleração a3 do objeto? 
d) Para o instante t4 qual a aceleração a4 do objeto?
e) Para o instante t5 qual a aceleração a5 do objeto?
f) Para o instante t6 qual a aceleração a6 do objeto ?
g) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a2 e a aceleração a1
h) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a3 e a aceleração a2
i) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a4 e a aceleração a3?
j) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a5 e a aceleração a4?
k) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a6 e a aceleração a5
l) Entre as demais acelerações essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro. 
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do movimento de queda livre? Discuta. 

Com base nos dados obtidos é possível determinar a aceleração da gravidade média do movimento. Para isso aplique a equação: S=g.t2/2

a) Tendo definida a aceleração da gravidade média do movimento escreva a equação horária da velocidade e a equação horária da posição para o movimento do objeto.
b) Para testar os dados obtidos escolha três instantes diferentes e aplique nas equações.


       • Levando em consideração a porcentagem de erro, os dados obtidos podem ser considerados corretos?














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