sábado, 31 de janeiro de 2015

Roteiro Lançamento Oblíquo

RESUMO TEÓRICO 
Esse movimento ocorre quando um objeto é jogado para cima, de tal maneira que forma um ângulo com a horizontal. 

A trajetória é uma parábola e a única aceleração que atua sobre ele é a aceleração da gravidade. 

Assim como no movimento horizontal, esse movimento é a decomposição de dois movimentos: 
- na horizontal: movimento uniforme (MRU) com vx constante e ax = 0. 
- na vertical: movimento variado MRUV (queda livre) 

Equações
Decomposição da velocidade:
          v0x = v0.cos α 
          v0y = v0.sen α

Movimento Horizontal:
           x = v0x.t 

Movimento Vertical:
          h = v0yt - gt2/2
          vy = v0y - gt
          vy2 = v0y2 - 2gh


CONTEÚDOS
- Lançamento Oblíquo
- Alcance
- Alcance máximo
- Altura máxima
- Movimento vertical e movimento horizontal
- Ângulo de lançamento
- Velocidade inicial
- Velocidade final
- Tempo


OBJETIVOS
- Estudar o movimento de um objeto para um Lançamento Oblíquo;
- Verificar/compreender as características do Lançamento Oblíquo;
- Compreender a existência de um movimento da vertical e outro na horizontal;
- Interpretar gráficos que envolvam posição, velocidade, aceleração e tempo;
- Verificar se os resultados obtidos reproduzem o que é anunciado teoricamente;


CONHECIMENTOS PRÉVIOS 
- Conceito de movimento
- Posição (vertical e horizontal)
- Tempo - Distância percorrida
- Deslocamento
- Alcance
- Velocidade (vertical e horizontal)
- Aceleração


MATERIAIS NECESSÁRIOS 
- Câmera de vídeo
- Tripé para fixar a câmera
- Filmagem de uma situação que apresente Lançamento Oblíquo.
      Sugestões:
      • Jogo Ping Pong
      • Vôlei
      • Basquete
      • Futebol
- Computador
- Software Tracker


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL/CAPTURA DE IMAGENS
1. Para a captura das imagens deve-se escolher um local iluminado.
2. Posicionar a câmera em um tripé (a câmera precisa ficar fixa) e o mais paralela possível ao movimento.
3. Colocar no espaço que será captado pela câmera um objeto com dimensões conhecidas para ter-se um padrão de medida. Esse item não deve ser esquecido.
4. Realizar a filmagem do movimento.
 5. Verificar se a filmagem ficou satisfatória. Se não, realizá-la novamente.
6. Transferir a filmagem para o computador.
7. Verificar a extensão do arquivo. Se não for de extensão compatível com o Tracker (mov, avi, flv, mp4, wmv), fazer a conversão utilizando, por exemplo, o Windows Movie Maker ou um conversor on-line (ver Guia resumido).
8. Fazer cortes na filmagem, caso sejam necessários. Para isso pode ser utilizado o Windows Movie Maker ou outro software similar.


OBTENÇÃO DE DADOS PARA ANÁLISE 
1. Abra o software Tracker.
2. Abra o vídeo que será analisado.
3. Selecione a parte do vídeo que será analisada.
4. Faça a calibração da escala.
5. Insira o eixo das coordenadas.
6. Defina a trajetória. Obs.: Procurar marcar os pontos sempre no centro do objeto.
7. Defina as grandezas desejadas [(y, t), (x, t), (vy, t), (vx, t), (vy, y), (vx, y), (a, t)] na Janela de Gráficos.
8. Defina as grandezas desejadas (t, y, vy, a, x, vx) na Janela de Dados
9. Salve a atividade desenvolvida.


INTERPRETAÇÃO DOS DADOS OBTIDOS 

 1. JANELA DE GRÁFICOS 

Gráfico das posições horizontais x tempo (x, t) 
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (x, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”.
- Em “Analyze” selecionar Curve Fits. Embaixo marcar “Autofit”.
- O gráfico apresenta uma reta ou um arco parábola? O que isso significa?
- Que tipo de movimento está representado?
- Qual o alcance máximo atingido pelo objeto?
- Quanto tempo ele levou para atingir esse alcance?
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da posição versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta.

Gráfico das posições verticais x tempo (y, t) 
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (vy, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”.
 - Em “Analyze” selecionar Curve Fits. Embaixo marcar “Autofit”.
 - O gráfico apresenta uma reta ou um arco de parábola?
 - Que tipo de movimento está representado?
- Qual a altura máxima atingida pelo objeto?
- Quanto tempo ele levou para atingir essa altura?
- O tempo de subida e o de descida são iguais? Discuta.
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da velocidade versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta.

Gráfico da velocidade vertical x tempo (vy, t)
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (vy, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”.
 - Em “Analyze” selecionar Curve Fits. Embaixo marcar “Autofit”.
- O gráfico apresenta uma reta ou um arco de parábola?
- Que tipo de movimento está representado?
- Que velocidade o objeto possui na altura máxima?
- Quanto tempo ele levou para atingir essa velocidade?
- O tempo de subida é igual ao tempo de descida?
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da velocidade vertical versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta.

Gráfico da velocidade horizontal x tempo (vx, t)
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (vx, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”.
- Em “Analyze” selecionar Curve Fits. Embaixo marcar “Autofit”.
- O gráfico apresenta uma reta ou um arco de parábola?
- Que tipo de movimento está representado?
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da velocidade vertical versus posição reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta.

Gráfico da velocidade vertical x posição (vy, y) 
- Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (vy, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”.
- Em “Analyze” selecionar Curve Fits. Embaixo marcar “Autofit”.
- O gráfico apresenta uma reta ou um arco de parábola?
- Que tipo de movimento está representado?
- Que velocidade o objeto possui na altura máxima?
- O módulo da velocidade com que o objeto passa por um mesmo ponto é o mesmo? Discuta.
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da velocidade vertical versus posição reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta.

Gráfico da aceleração x tempo (a, t) 
 - Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico (a, t), na Janela de Gráficos e escolha a opção “Analisar”.
- Levando em consideração a porcentagem de erro, o gráfico da aceleração versus tempo reproduz o que é esperado teoricamente? Discuta.


2. JANELA DE DADOS 

***Analisando o tempo
a) Qual é o valor do instante inicial t1 mostrado na tabela?
b) Qual é o valor do instante t2?
c) Qual é o valor do instante t3?
d) Qual é o valor do instante t4?
e) Qual é o valor do instante t5?
f) Qual é o valor do instante t6?
g) Qual o intervalo de tempo existente entre t1 e t2?
h) Qual o intervalo de tempo existente entre t2 e t3?
i) Qual o intervalo de tempo existente entre t3 e t4?
j) Qual o intervalo de tempo existente entre t4 e t5?
k) Qual o intervalo de tempo existente entre t5 e t6?
l) Entre os demais instantes esse intervalo varia ou permanece o mesmo? Leve em consideração a porcentagem de erro.
m) Quanto tempo (aproximadamente) o objeto levou para atingir a altura máxima?
n) Quanto tempo (aproximadamente) o objeto levou para descer após atingir a altura máxima?
o) Esse tempo que ele levou para descer equivale ao tempo que ele levou para atingir a altura máxima?
p) Quanto tempo (aproximadamente) o objeto levou para chegar ao solo?
q) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do Lançamento Horizontal? Discuta.

***Analisando a posição vertical 
a) Para o instante inicial t1 qual a posição y1 do objeto?
b) Para o instante t2 qual a posição y2 do objeto?
c) Para o instante t3 qual a posição y3 do objeto?
d) Para o instante t4 qual a posição y4 do objeto?
e) Para o instante t5 qual a posição y5 do objeto?
f) Para o instante t6 qual a posição y6 do objeto?
g) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y2 e a posição y1?
h) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y3 e a posição y2?
i) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y4 e a posição y3?
j) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y5 e a posição y4?
k) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição y6 e a posição y5?
l) Entre as demais posições essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro.
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do Lançamento Oblíquo para a posição vertical? Discuta.
n) Qual a altura máxima atingida pelo objeto?

***Analisando a posição horizontal 
a) Para o instante inicial t1 qual a posição x1 do objeto?
b) Para o instante t2 qual a posição x2 do objeto?
c) Para o instante t3 qual a posição x3 do objeto?
d) Para o instante t4 qual a posição x4 do objeto?
e) Para o instante t5 qual a posição x5 do objeto?
f) Para o instante t6 qual a posição x6 do objeto?
g) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição x2e a posição x1?
h) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição x3e a posição x2?
i) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição x4e a posição x3?
j) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição x5e a posição x4?
k) Qual a diferença de valor (variação de posição) existente entre a posição x6e a posição x5?
l) Entre as demais posições essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro.
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do Lançamento Oblíquo? Discuta.
n) Qual o alcance atingido pelo objeto?

***Analisando a velocidade horizontal
Apenas observando os dados mostrados na coluna da velocidade horizontal, pode-se considerar que o movimento é uniforme ou variado? 

a) Para o instante tqual a velocidade vx1 do objeto?
b) Para o instante t2 qual a velocidade vx2 do objeto?
c) Para o instante t3 qual a velocidade vx3 do objeto?
d) Para o instante t4 qual a velocidade vx4 do objeto?
e) Para o instante t5 qual a velocidade vx5 do objeto?
f) Para o instante t6 qual a velocidade vx6 do objeto?
g) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade vx2 e a velocidade vx1?
h) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade vx3 e a velocidade vx2?
i) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade vx4 e a velocidade vx3?
j) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade vx5 e a velocidade vx4?
k) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade vx6 e a velocidade vx5?
l) Entre as demais velocidades essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro.
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do Lançamento Oblíquo para a velocidade horizontal? Discuta.
n) Qual a velocidade inicial do objeto?

***Analisando a velocidade vertical 
Apenas observando os dados mostrados na coluna da velocidade vertical, pode-se considerar que o movimento é uniforme ou variado? 

a) Para o instante t1 qual a velocidade vy1 do objeto?
b) Para o instante t2 qual a velocidade vy2 do objeto?
c) Para o instante t3 qual a velocidade vy3 do objeto?
d) Para o instante t4 qual a velocidade vy4 do objeto?
e) Para o instante t5 qual a velocidade vy5 do objeto?
f) Para o instante t6 qual a velocidade vy6 do objeto?
g) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade vy2 e a velocidade vy1?
h) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade vy3 e a velocidade vy2?
i) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade vy4 e a velocidade vy3?
j) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade vy5 e a velocidade vy4?
k) Qual a diferença de valor (variação de velocidade) existente entre a velocidade vy6 e a velocidade vy5?
l) Entre as demais velocidades essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro.
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do Lançamento Oblíquo para a velocidade vertical? Discuta.
n) Qual a velocidade do objeto na altura máxima?
o) Qual a velocidade final do objeto?

***Analisando a aceleração
 a) Para o instante inicial t1 qual a aceleração a1 do objeto?
b) Para o instante t2 qual a aceleração a2 do objeto?
c) Para o instante t3 qual a aceleração a3 do objeto?
d) Para o instante t4 qual a aceleração a4 do objeto?
e) Para o instante t5 qual a aceleração a5 do objeto?
f) Para o instante t6 qual a aceleração a6 do objeto?
g) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a2 e a aceleração a1?
h) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a3 e a aceleração a2?
i) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a4 e a aceleração a3?
j) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a5 e a aceleração a4?
k) Qual a diferença de valor (variação da aceleração) existente entre a aceleração a6 e a aceleração a5?
l) Entre as demais acelerações essa variação permanece ou sofre alteração? Leve em consideração a porcentagem de erro.
m) Levando em consideração a porcentagem de erro, esses dados reproduzem o que é anunciado teoricamente dentro do estudo do Lançamento Oblíquo? Discuta.
n) Determine a aceleração da gravidade média do movimento.


Após observação e análise dos dados fornecidos pelo programa vamos testar os dados obtidos com as equações utilizadas para o Lançamento Oblíquo no vácuo:
          • Ângulo de lançamento:
          • Velocidade de lançamento:
          • Altura máxima:
          • Tempo para atingir a altura máxima:
          • Alcance:
           • Velocidade final:


  • Levando em consideração a porcentagem de erro, os dados obtidos podem ser considerados corretos?





Um comentário:

aw disse...

Que blog sensacional! me ajudou muito!