domingo, 16 de novembro de 2014

Janela de gráficos


1. Na medida em que os pontos da trajetória vão sendo traçados, à direita da tela vai surgindo um gráfico que representa essa trajetória (no caso para a massa A). Por padrão, o Tracker mostra apenas um gráfico, todavia permite que sejam mostrados até 3 gráficos ao mesmo tempo. Para isso, basta clicar na palavra “Diagrama” que aparece acima do gráfico e escolher o número de gráficos que serão mostrados.
















2. Para poder visualizar melhor esses gráficos é possível ampliar a janela onde eles estão inseridos passando o cursor do mouse na linha de separação entre a janela dos diagramas e a janela dos dados até que o cursor transforme-se em uma seta dupla. Quando isso acontecer, clique com o botão esquerdo do mouse e arraste a linha divisória (para baixo) até que todos os gráficos possam ser visualizados.

























3. As grandezas representadas nos gráficos podem ser alteradas. Para isso clique na grandeza escolhida e faça a alteração desejada. Exemplo: O gráfico a seguir mostra a relação entre tempo e a componente x da posição.













Clicando em “x” (ou “t”) uma nova janela é aberta onde é possível substituir a grandeza por outra. Seguem as opções oferecidas.

























Optei por trocar pela grandeza “vy” (componente y da velocidade). Observe o que acontece com o gráfico.









4. É possível fazer uma análise mais criteriosa do gráfico. Para tanto, clique com o botão direito no mouse em cima do gráfico e escolha a opção “Analisar”.

























Obs.: A opção “Copiar imagem” permite copiar todos os gráficos que estão aparecendo. 

IMPORTANTE: Se tiver sido definida mais de uma trajetória (massa A, massa B, etc.) será preciso escolher de qual massa se deseja a visualização dos gráficos.


















Nenhum comentário: