domingo, 16 de novembro de 2014

Janela de dados


1. Na medida em que os pontos da trajetória vão sendo traçados, à direita da tela vai surgindo um gráfico e logo abaixo os dados que representam essa trajetória. Para poder visualizar melhor esses dados é possível ampliar a janela onde eles estão inseridos passando o cursor do mouse na linha de separação entre a janela dos gráficos e a janela dos dados até que o cursor transforme-se em uma seta dupla. Quando isso acontecer, clique com o botão esquerdo do mouse e arraste a linha divisória (para cima) até que todos os dados possam ser visualizados.























2. Por padrão o Tracker mostra as grandezas “t”, “x” e “y”. Todavia, clicando na palavra “Dados” uma pequena janela surge e outras possibilidades de grandezas são oferecidas.


3. Selecionando as grandezas desejadas, novas colunas surgirão na janela dos dados. Ex.:


4. Assim como os gráficos, os dados poderão ser analisados dentro do Tracker. Para isso clique com o botão direito do mouse em cima dos dados. Uma pequena janela surgirá. Nela escolha a opção “Analisar”. 


5. Também é possível copiar os dados para serem inseridos/analisados numa outra ferramenta (Word, Excel, Writer, Calc, por exemplo). Para isso faça a seleção dos mesmos, clique com o botão direito do mouse em cima da seleção. Na janela que abre, clique em “Copiar os dados selecionados – Precisão total”. A seguir, abra a ferramenta onde os dados serão inseridos e cole.




















IMPORTANTE: Se tiver sido definida mais de uma trajetória (massa A, massa B, etc.) será preciso escolher de qual massa se deseja a visualização dos dados.














Nenhum comentário: